Mercado de Trabalho: A Importância de Saber Falar Inglês

Mercado de Trabalho: A Importância de Saber Falar Inglês
4.9 (98.33%) 12 votos

Inglês impulsiona o sucesso profissionalMuitas pessoas sabem que é importante se ter o domínio da língua inglesa, em especial nos dias de hoje, mas nem todo mundo compreende de fato o por quê nem quais portas esta habilidade pode abrir (ou fechar) em sua carreira. O mercado de trabalho é uma selva onde o melhor, em geral, sobrevive.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir para aprender ou aprimorar o seu inglês, aqui vão alguns motivos para você deixar esta dúvida de lado e se dedicar aos estudos:

1. O inglês é um idioma historicamente importante

Sim, a língua inglesa é muito importante nos dias de hoje e pode ter grande peso no seu currículo. Mas vamos partir de uma perspectiva mais panorâmica? O inglês é um idioma oriundo do anglo-saxão, ou seja, da fusão entre os povos de tribos germânicas que migraram para a região hoje conhecida como Grã-Bretanha ao final do domínio do Império Romano. Desta fusão, ao longo de séculos, a língua inglesa foi se consolidando, se simplificando até se tornar o inglês moderno que existe nos dias de hoje.

Sabemos que a Grã-Bretanha, em especial a Inglaterra, tem um importante papel no desenvolvimento científico, social e cultural desde o final da Idade Média, período Renascentista, até os dias modernos. Foi expoente na Revolução Industrial, que praticamente consolidou a sociedade a qual vivemos hoje, em termos econômicos e sociais. Inclusive, muitas colônias inglesas prosperaram e também se estabeleceram no panorama mundial com importante papel econômico, como os Estados Unidos. Assim, é importante ter a sensibilidade de perceber que não é um fenômeno recente a importância da língua inglesa e há muitos séculos aqueles que conseguem se comunicar em inglês muitas vezes apresentam vantagens competitivas ante seus adversários.

2. Aprender um novo idioma requer tempo

Tempo e dedicação para aprender inglêsA língua inglesa é tão disseminada no mundo não somente pela importância político-econômica da Inglaterra e de outros países de língua inglesa, mas principalmente por ser um idioma relativamente simples. Apesar de sua estrutura gramatical pragmática e de fácil construção, aprender uma nova língua sempre requer esforço e muita dedicação.

O segredo para se aprender um novo idioma é aprender sobre a cultura e maneira de pensar dos povos nativos e fluentes neste. É principalmente pela dificuldade de nos desapegarmos de nossa maneira de pensar que para o domínio de outra língua é necessário um esforço ativo de nossa parte. Não importa se você se dedicará a alguns meses de curso intensivo ou anos a fio estudando inglês (aliás, cada indivíduo tem o seu tempo), mas é certo que não se aprende a falar outro idioma da noite para o dia, e, no mercado de trabalho, estar preparado é essencial: o mercado muda rapidamente, e estar preparado para se adaptar é o primeiro passo para se manter progredindo.

3. Você nunca sabe quando precisará do inglês

Falar Inglês e o mercado de trabalhoAlgumas pessoas acreditam que o inglês só é importante para grandes executivos, pessoas de relações internacionais e eventualmente alguns outros poucos cargos, mas a verdade é que o inglês pode ser de grande valia para você em qualquer lugar, a qualquer momento. Vivemos em um mundo globalizado, altamente integrado e multicultural. Neste cenário, além da constante troca que podemos observar na internet e outras mídias, até mesmo nas ruas (tem restaurante de todos os lugares do mundo na sua cidade, não!?), mudanças no mercado de trabalho acontecem constantemente: empresas de fora compram empresas brasileiras, empresas brasileiras compram empresas de fora, gringos vêm trabalhar no Brasil e brasileiros são mandados para trabalhar fora.

Entre outras, essas são algumas movimentações comuns no mercado e estar preparado para encarar uma mudança assim pode ser a diferença entre uma promoção e seu desligamento. Você nunca saberá quando precisará compreender ou ser compreendido por alguém em outra língua e, como já dizia o Chacrinha “Quem não se comunica, se estrumbica”. Por ser quase uma língua universal, saber falar inglês poderá te ajudar mesmo diante de pessoas que não são nativos de língua inglesa mas que, assim como você, aprenderam esse “dialeto universal” para se comunicar com outros povos.

4. O domínio da língua inglesa pode ser sua chave para o sucesso profissional

Sucesso na carreiraQuando se pensa em “domínio do inglês” como uma habilidade para o mercado, muita gente pensa apenas no aspecto comunicacional da coisa. Ou seja, considera apenas situações nas quais precisará falar com alguém ou ouvir alguém falando em inglês, mas não considera outro importantíssimo aspecto de se dominar outro idioma.

O principal motivo pelo qual é fundamental aprender inglês é o acesso ao conhecimento. Por ser uma língua mundialmente utilizada, o volume de conhecimento disponível apenas em inglês é absurdamente maior do que aquele disponível em outras línguas, em especial em português. Ter acesso ao conhecimento é o verdadeiro motivo pelo qual o inglês é tão vital no mercado de trabalho. Não acredita? Um exercício rápido que você pode fazer para constatar esta informação é abrir a página da Wikipédia e pesquisar sobre quaisquer assuntos, em português, e em seguida clicar em “english” para ver o conteúdo disponível neste. Em geral, a quantidade e a qualidade da informação nem se compara ao que encontramos no bom e velho tupiniquim.

Acredite: o mercado de trabalho sabe a importância do acesso ao conhecimento e muito por isso tende a dar preferência ao profissional com domínio do idioma a escolher outro que não apresenta tal habilidade em um concurso, processo seletivo ou promoção. Conhecimento é nos dias de hoje uma das principais moedas, e é sinônimo de vantagem competitiva. Por isso, não tenha medo de enfrentar suas dificuldades e encontrar meios para estar melhor preparado para o mercado!

Mas como estar preparado?

A melhor maneira que indicamos é fugir das escolas tradicionais de inglês e fazer um curso intensivo, de qualidade, com um bom preço, e rápido, todas as características do Curso Inglês Online do Jerry Costa, recomendo que você conheça essa oportunidade que existe somente graças a revolução que a internet está proporcionando para todos nós.

Você não tem mais desculpas, é possível aprender rápido e sozinho, basta ter firmeza e atitude. O inglês pode ser a chave para o seu sucesso!